Comércio varejista |Conheça algumas maneiras para engajar seus vendedores

Nos dias atuais, muitos proprietários de empresas do ramo de comércio varejista sabem que, os vendedores são os maiores responsáveis pela finalização das vendas de seus produtos e geração de lucros para a empresa. Por esse motivo, investir em bons profissionais é fundamental para obter melhores resultados.

Mas, você sabe como engajar sua equipe para conseguir um bom desempenho em suas vendas?

Nesta postagem iremos mostrar alguns fatores que podem auxiliar você a atingir esse objetivo e ajudar seus funcionários a obterem mais qualidade em seus atendimentos e, como eles podem melhorar como profissionais, passando assim, a se sentirem mais confiantes e estimulados para realizarem sua função.

Treinamentos: invista em quem lhe ajudará a obter lucros!

O ramo de comércio varejista está mudando com grande frequência e, para que seus vendedores estejam sempre atualizados e possam acompanhar todas essas mudanças.

É imprescindível que você invista em bons treinamentos, não apenas em relação  aos produtos que você vende em sua loja, distribuidora de acessórios para celular e tablet ou em qualquer tipo de comércio e varejo, mas também, investir em treinamentos relacionados com as técnicas de vendas, oratória entre outros,  são muito importantes para auxiliar no crescimento profissional de seu funcionário.

Falar sobre empresas e vendedores que obtiveram sucesso

Mostrar aos seus funcionários, empresas e vendedores engajados que obtiveram sucesso em sua carreira, é uma excelente maneira de estimular às pessoas a se dedicarem cada vez mais para atingir seus objetivos. Esses exemplos podem ser mostrados tanto no próprio treinamento quanto em reuniões, como uma forma de expor a todos, os benefícios que poderão obter com o engajamento.

Você pode mostrar a eles também que, obtendo melhor desempenho, consequentemente conseguirão mais vendas, mais lucros para a empresa e, melhores comissões. É uma prática, que caso seja bem aplicada, fará com que todos na empresa possam sair ganhando.

Estabeleça metas possíveis de serem alcançadas

Estabelecer metas que a equipe de comércio varejista pode cumprir, ajuda no processo de engajamento e motivação. Isso pode auxiliar seus vendedores a definirem as direções que deverão seguir. No entanto, estas metas não devem ser nem muito fáceis nem muito difíceis pois, nos dois casos, os funcionários podem se sentir desmotivados.

A gestão da empresa então, tem como papel fundamental, definir metas que sejam alcançáveis e com um limite de tempo estabelecido e, que possam gerar certa sensação de desafio, mas sem que a dificuldade seja excessiva.

Uma prática muito comum em lojas, distribuidoras  de acessórios para celular e tablet ou em qualquer empresa do comércio e varejo e que estimula os vendedores, tornando-os mais engajados, é oferecer, além das comissões, algumas gratificações ou prêmios por metas atingidas.

Estas são ações que podem sim motivar os funcionários a quererem se destacar. Essa prática acaba fazendo com que muitos vendedores, por meio de uma competição saudável, tentem se sobressair para obter todos esses benefícios. Isso também pode gerar muitos lucros para a empresa.

Motivando sua equipe

Engajar uma equipe de vendas no entanto, não se resume apenas em oferecer melhores salários, comissões, premiações, etc., é fundamental também ter uma boa gestão. Um bom líder que conheça na prática, diversas formas de conduzir a equipe de vendas, dando a ela todas as referências necessárias para desempenhar suas funções. Isso é fundamental para o bom andamento do trabalho.

Os vendedores precisam se sentir motivados e, uma das formas de atingir este objetivo, é por meio de uma boa gestão, e não apenas por meio de comissões, premiações e melhores salários. Claro que, estas são questões muito importantes, como já mencionado, mas, para se conseguir uma equipe bem engajada, deve-se pensar no todo.

Dar feedback

Uma outra ação que pode motivar os vendedores, tornando-os cada vez mais engajados, é de tempos em tempos, dar um feedback sobre suas  metas. Mostrar como está sendo o resultado de seu trabalho, se suas metas estão sendo atingidas, em qual área está obtendo maior destaque e, em qual pode procurar se aperfeiçoar.

Isso tudo se trata de um grande estímulo para o vendedor no comércio e varejo, desde que todas as informações sejam repassadas à eles de maneira sigilosa e, sirvam como um gatilho para melhorar o desempenho do funcionário, e não como uma forma de punição pelo não cumprimento das metas ou objetivos.

Principais pontos – resumo

Podemos concluir então que, para obter uma equipe de vendas em comércio varejista, lojas ou em sua distribuidora de acessórios para celulares e tablets, que seja bem engajada em suas vendas, é importante que sigam algumas dicas, conforme segue abaixo:

– investir em bons treinamentos, tanto para conhecer mais sobre os produtos ofertados, quanto para ter melhor domínio sobre as técnicas de vendas e, como falar ou oferecer o produto ao potencial cliente;

– citar exemplos de empresas ou pessoas que obtiveram sucesso em sua carreira;

– proporcionar aos funcionários melhores comissões e salários, além de boas gratificações ou premiações para os que melhor atingirem as metas periódicas;

– oferecer uma gestão e liderança de qualidade, que estimule e saiba conduzir os vendedores pelos caminhos do sucesso;

– dar feedback de tempos em tempos, para que os funcionários saibam onde precisam melhorar e, em quais áreas estão conseguindo se destacar.

Atlas Distribuidora

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