Fones de ouvido | Cuidados na hora de comprar

O fone de ouvido é um acessório indispensável para as pessoas que desejam escutar áudios em particular e com uma qualidade sonora impecável, portanto, a sua escolha deve ser feita atentamente para que entregue eficiência, conforto e portabilidade.

Considerado um acessório indispensável no dia a dia das pessoas e basicamente uma extensão do corpo humano, o fone pode ter diferentes características que influenciam na forma como o som é entregue ao usuário, como por exemplo, a sua sensibilidade.

Mas além disso existem outros fatores que devem analisados no momento de fazer a sua escolha e compra do fone de ouvido. Saiba mais quais são esses fatores abaixo.

Algumas pessoas costumam fazer a escolha do fone de ouvido com base no preço pelo qual ele é comercializado e principalmente pela sua marca – considerando que ele seja da mesma marca do aparelho em que será utilizado para evitar surpresas. 

Claro que o preço e marca influenciam na compra, mas existem outros fatores que são tão importantes quanto, principalmente se você presa pela qualidade sonora e deseja ter experiências agradáveis ao ouvir a sua música favorita ou um novo podcast.

A impedância, por exemplo, é um desses fatores e poucas pessoas fazem ideia do que ela representa. No caso, ela funciona como “resistores”, pois além de proteger o dispositivo em qual o fone está instalado também evita que a frequência vibratória da energia elétrica atrapalhe o som que será transmitido a partir do fone.

Ou seja, quanto mais impedância o fone de ouvido tiver, maior a qualidade do som.

Outro fato importante a considerar antes de escolher o fone é a sua sensibilidade, mais especificadamente o volume que ele pode alcançar – sendo que esse é, sem dúvidas, um dos detalhes mais importantes, mas que muitas pessoas deixam passar.

Quando você olha a embalagem do fone e avista um número é necessário lê-lo com atenção, pois pode representar a lógica de que “para cada miliwatt de potência o fone entrega uma quantidade de decibéis (intensidade do som) específica”, mas não pense que quanto maior os decibéis, melhor será a qualidade do som – isso é arriscado.

O ideal é que o fone tenha até 85 decibéis, pois maior do que isso é provavelmente que a pessoa sofra danos em sua audição. Portanto, análise esse tipo de informação tendo em vista que nesse caso o maior número não representa maior qualidade.

Outros aspectos favoráveis na hora de comprar o fone de ouvido

Existem outros aspectos menos técnicos que também devem ser analisados para a compra de fone de ouvido ser agradável oferecendo os resultados que espera, como:

– Com fio ou sem fio: pode parecer um mero detalhe, mas um fone de ouvido sem fio, por exemplo, pode indicar a necessidade de carregá-lo para o uso durante um certo período, enquanto o com fio pode trazer mais riscos de defeitos ao longo do uso, pois conforme o fio é puxado é provável que o seu tempo de vida útil diminua;

– Eliminação do ruído: não existe nada melhor do que ouvir a sua música favorita sem o incomodo dos ruídos externos, não é mesmo? Se você concorda com isso é crucial que você compre um fone de ouvido que elimine o ruído externo evitando que barulhos aleatórios atrapalhem a qualidade sonora que o fone de ouvido te oferece;

– Tipo de fone: existem diferentes tipos de fone e isso influencia na forma como o som é transmitido ao usuário, portanto, é fundamental conhecê-lo e perceber qual o tipo mais interessante para você ou o que mais oferece conforto. Dentre os principais se destacam os fones os earbuds, os intra-auriculares e os supra-auriculares;

– Conforto e visual: para algumas pessoas a prioridade é o conforto, portanto, a escolha do fone de ouvido deve ser baseada principalmente nesse fator, pois de nada adianta ele ser um fone de alta qualidade, mas machucar os ouvidos do usuário. Outro detalhe é o visual que, aliás, hoje em dia há muitos modelos diferentes e bonitos;

Como dito acima, o preço e marca também são fatores que influenciam na compra do fone de ouvido e por isso pode ser necessário fazer uma pesquisa no mercado para identificar opções mais em conta, com marcas reconhecidas e com alta qualidade.

Entenda que nesse tipo de escolha as suas preferências devem ser priorizadas, pois nem sempre o fone com maior qualidade sonora será o mais confortável ou bonito. Faça a sua escolha conforme as suas necessidades para que ele supere expectativas.

Nossa distribuidora de acessórios para celulares e tablets, aliás, trabalha com diferentes modelos e tipos com fio ou sem fio, como por exemplo, fones de ouvido das marcas Dotcell, Elogin, Inova e dentre outros que aliam qualidade, conforto, beleza e principalmente impedância e resistência.

Conheça nossos produtos e descubra o que o diferenciam que eles oferecem.

Atlas Distribuidora

Postagens do autor

Deixar um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are makes.